Chá de Bebê ou Chá de Fraldas: Dicas, decoração, brincadeiras, ...

Chá de bebê é um evento muito especial, pois permite que a gravidinha compartilhe com seus amigos e familiares a imensa alegria de estar esperando um filho e também auxilia muito no enxoval do bebê. Nessa festinha, a futura mamãe é paparicada por todos, e recebe muitos presentes e palavras de carinho. Tudo isso representa um apoio emocional importante.

Quando fazer?
A partir do sexto mês de gestação é o ideal, pois a barriga da mamãe já está bem visível e já se sabe o sexo do bebê. Não é aconselhável realizá-lo após o oitavo mês, pois a gestante se sente muito cansada.

Quem Organiza?
O ideal é convidar uma amiga ou parente mais próxima para que ela ajude você na organização. Ele deve enviar os convites e ficar com a lista de sugestões para passar as convidadas. Ela também deve organizar as brincadeiras.

Lista de Sugestões - Algumas dicas importantes:
Escolha a marca de fralda da sua preferência. Se já tiver tido um filho, peça a mesma marca que costumava usar. Se não, siga a indicação de alguma amiga. Dessa forma, você reduz a chance do bebê ter alergia. E não se esqueça de pedir também fraldas noturnas.

Alguns itens que não podem faltar: mamadeira, babador, xampu, colônia, sabonete e creme hidratante (específicos para bebês e hipoalergênicos), algodão, hastes flexíveis, pomada contra assaduras, termômetro, tesourinha para cortar unha, mordedor, chocalho, pente, escova, saboneteira, lenços umedecidos, fraldas de pano, fraldas descartáveis, etc.

Se for acrescentar produtos mais caros, não se esqueça de pedir: babá eletrônica, xales, roupinhas, banheira; lençóis, toalhas, sapatinhos, bebê conforto, álbuns de fotografia.

Convite
O convite deve ser feito com 15 dias de antecedência pelo correio, por e-mail, por telefone ou pessoalmente. É importante confirmar a presença dos convidados, para que você saiba quantas pessoas deve esperar para a sua festa.

Meu convite foi assim:

Você pode especificar no convite de cada pessoa o que ela deve trazer ou elabora uma lista de sugestões e deixá-la com a organizadora, colocando no convite que a lista está com ela e ainda deixar a lista em uma loja, para que cada convidada possa comprar o item que escolher.
Se for pedir os presentes individualmente, é importante que indique produtos com preço acessível. Já na lista, você pode incluir o que quiser, pois é a própria pessoa quem decide o que vai levar. Mas, é fundamental que haja opções baratas para todas as pessoas, ou irá sobrar somente produtos caros na lista para as últimas que forem à loja.

Decoração
Use balões, enche, alegra e enfeita o espaço.
Você também pode usar objetos infantis, como ursinhos de pelúcia, bonecas, brinquedos e o nome do bebê montado na parede com letras. Mas, se você quiser pode apenas comprar flores bem bonitas e montar alguns arranjos. Velas coloridas e perfumadas são sempre uma boa opção.

Outra dica legal é comprar enfeites em E.V.A, as lojas de artesanato e festas vendem, são baratos e lindos.

Se você já tiver comprado o berço ou o cercadinho do bebê, pode utilizá-lo para colocar os presentes, como parte da decoração da festa.

Bolo de Fraldas, uma idéia muito legal para a decoração, vc enrola as frladas e forma um bolo, fica lindo.

Esse foram os que eu fiz para o Chá da Gi:


Brincadeiras 
A brincadeira de chá de bebê mais comum é a da adivinhação, em que a futura mamãe apalpa cada presente e tenta adivinhar o que é. Se ela erra, paga um "castigo", que pode ser imitar alguma pessoa, cantar uma música, trocar a fralda de uma boneca ou ter a barriga pintada com batom. Mas, nem toda gestante simpatiza com esse tipo de brincadeira. Algumas se sentem constrangidas, outras apenas não gostam mesmo. 

Existem outras opções de entretenimento. Em uma delas, cada convidada escreve uma frase de boas-vindas para o futuro bebê, sem se identificar, e coloca em um saco. No meio da festa, é escolhida uma pessoa para começar a leitura das mensagens. Ela retira um bilhete do saco e lê em voz alta. Em seguida, a autora da frase se identifica e recebe o saco para ler outra frase, e assim por diante.

Uma brincadeira legal é pedir para cada convidada trazer uma foto sua quando pequena e montar um mural ou mesmo colar no pacote de presente. Depois, a gravidinha tenta acertar quem é a convidade e todas se divertem tentando adivinhar quem é quem.

Outra opção divertida é colocar uma fitinha no braço de cada convidado. Durante a festa, quem falar a palavra "bebê", perde sua fitinha e dá para a pessoa que percebeu o deslize. No final, quem tiver mais fitinhas recebe um brinde, pode ser um bombom, uma balinha, por exemplo.

Passe um carretel de barbante entre as convidadas e peça para cortar do tamanho que ela 'acha' que será a circunferência da barriga da mamãe, quem acertar ou mais se aproximar ganha um mimo.

Esconda um bico ou algum item do bebê embaixo de uma das cadeiras, antes de iniciar a festa, depois lance o desafio para ver quem acha 1o, quem acha ganha um mimo.

Bingo do bebê, faça cartelinhas como as de um bingo com 8 (2 linhas de 4) espaços para os convidados escreverem itens que eles acham que você vai ganhar, ou já pré-preencha com os itens da lista de presentes, a medida que você for abrindo eles vão marcando o que vc ganhou, quem fizer a linha ou preencher o cartão 1o ganha um mimo.

Compre mini bebês ou bicos, aqueles pacotes de brinquedos para colocar em saquinhos surpresas de festas, coloque um em cada dentro de uma forma de gelo, preencha com água e congele, depois distribua aos convidados, quem conseguir tirar o bbzinho/chupeta de dentro da pedra de gelo 1o ganha um mimo. Uma outra variação é colocar dentro da gelatina, em copinhos de cafezinho, ao invés do gelo, boa troca no inverno, por exemplo.

Obs: o mimo, pode ser um bombom, um vasinho de flor, um saquinho de balas, um brindezinho que vc ache interessante.

O interessante desse tipo de brincadeira é que os convidados interagem mais e, com certeza, vão se divertir muito. 

Comes e bebes 


Você pode providenciar os comes e bebes ou solicitar que cada convidado traga um prato e você providencia a torta e o chá.

Um chá da tarde pede alimentos leves, como sanduíches de metro, patês, frios, crepes, tortas ou salgados. 

Para beber, sucos, refrigerantes e algumas opções de chá, é claro.
Não deixe faltar a torta. 

Veja mais ideias no nosso canal do Pinterest: 


bjs,

Alê

Fontes de Pesquisa: Site Chá de Bebê e http://pequenovinicius.blogspot.com

Nenhum comentário

Postar um comentário

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.